Equipe

Nossa equipe

John Schulz

Presidente

“Norte americano radicado no Brasil nos anos 1970, historiador econômico (Yale e Princeton), autor de O Exército na política:

Ver mais  origens da intervenção militar, 1850-1894 (EDUSP, 1996) e de A crise financeira da abolição, 1875-1901 (EDUSP, 1994), obras de referência entre acadêmicos, cujas edições digitais serão lançadas nos próximos meses. Fundou a Revista História e Economia em 2005 que atualmente conta com o patrocínio do Instituto Lima Barreto e a Universidad de Extremadura em Badajoz, Espanha. Também em 2005 fundou o Instituto BBS, uma escola de negócios sediada em Luanda, Angola, para a qual o ILB presta serviços. No mercado financeiro, fundou e dirigiu negócios de investimento operando dentro e fora do Brasil.

Nilson Oliveira

Co-fundador e Diretor Geral

Mestre em Administração Pública e Governo (FGV), é graduado em Economia (PUC). Tem 30 anos de experiência em projetos e pesquisas sociais.

Ver mais  Coordenador geral do Instituto Fernando Braudel de Economia Mundial, organizou debates, foi editor adjunto e autor do Braudel Papers, pesquisou sobre mobilidade social, educação e segurança públicas, que geraram artigos e livros. Liderou projetos de socioeconomia para a Vale, no Pará. Para o Banco Mundial, analisou modelos de uso dos ativos públicos para a recuperação fiscal. Dirigiu o projeto Ceará Transparente, de ouvidoria, transparência e acesso à informação.

Bruna Zachi

Co-fundadora e Diretora de Marketing

Pós graduada em Marketing (Esalq/USP) e graduada em Administração de Empresas (FOC). Possui uma vasta experiência na área de comunicação institucional, marketing e vendas, atualmente é responsável pela área de marketing do Instituto Lima Barreto e Instituto BBS Angola.

Luana Leão

Diretora Adjunta

Mestranda no Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é graduada em Bacharelado e Licenciatura em História pela UFRJ.

Ver mais  Cursa formação em Psicanálise no Círculo Brasileiro de Psicanálise, seção RJ. Foi editora-chefe (2020-2021) e membro do comitê da Revista Outrora (ISSN: 2596-1489), revista de graduação de História da UFRJ, no período de 2018 a 2021. Possui experiência de pesquisa com ênfase nas áreas: Teoria da História, História Intelectual e História da Literatura.

Victor Brandão

Gerente sênior de projeto

Mestrando no Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ). É também Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ver mais  Tem experiência como professor bilíngue e atua como assessor da diretoria no Instituto Lima Barreto de Educação e Cultura. Possui experiência de pesquisa na área de História do Esporte e do Futebol. Temas de pesquisa: o processo de globalização no futebol, identidades clubísticas e imperialismos futebolísticos.

Caroline Rodrigues Coelho

Advogada

Formanda em Direito pela PUC-RIO e História pela UFRJ. Tem experiência jurídica na área de direito criminal, bem como experiência acadêmica na área de brasil colonial. Ja foi monitora na UFRJ e atualmente é pesquisadora na PUC-RIO.

Eduardo Valuche

Gerente de Projeto

Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013). Mestrado em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista CAPES (UERJ, 2017). Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2021), bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Flávia Martins

Gerente de Projeto

Mestranda no Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGHIS/PUC-RIO), e Licenciada e Bacharel em História pela mesma instituição. Sua agenda de pesquisa gira em torno das Ditaduras Militares no Cone Sul e suas imbricações com a Justiça Militar e as Relações de Gênero. Tem também experiência nas áreas de mediação cultural, educação patrimonial e arquivologia.

Bianca Pereira Bastos

Gerente de Projeto

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), na linha de pesquisa de Experiências e Conexões Culturais. É licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2016 está vinculada como pesquisadora ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos no Instituto de História da UFRJ. Coordenadora do laboratório Novas Formas de Antissemitismo do IBI no Campus. Integra o Laboratório de Estudos em Ensino de História e Patrimônio cultural da PUC-RIO e o Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) da UFRJ, no projeto Histórias Africanas na Pequena África Carioca.

Camilli Miranda

Analista de Marketing

Graduanda em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a qual pretende seguir com a área de licenciatura.